terça-feira, 19 de maio de 2015

Um pouco de história... com Marcos Sorrentino


Foto: CCA Escola de Comunicação e Artes da USP

Tenho entre as boas memórias da vida a lembrança de ter participado com Mauro e Vera Victor, em 1989, mais ou menos, de um evento na Cidade do México, promovido pela FAO, sobre a criação de um Programa de Formação de Jovens para atuarem com agrosilvicultura periurbana nas regiões metropolitanas da América Latina.
Graças ao empreendedorismo desse casal, consegui orientar um grupo de jovens estudantes universitários no diagnóstico da grande São Paulo e desenhamos a primeira proposta do Programa de Formação de Jovens da Reserva da Biosfera de São Paulo.
Com o diagnóstico encontramos a maravilhosa Ondalva Serrano e outras companheiras e companheiros que foram se tornando, mesmo que à distância, amigos e amigas para toda a vida.
O desafio da ocasião que se torna cada vez mais presente é o de promover a conservação dos sistemas naturais, contendo a mancha urbana, por meio de ações educadoras, especialmente as relacionadas ao plantio e manutenção de árvores, que promovam melhorias nas condições existenciais, inclusive com alternativas de geração de trabalho e renda.
Cumprimento a todos aqueles e aquelas que alimentaram esse sonho e estão levando-o adiante e coloco o Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP, a Oca, a disposição de vocês para colaborar nessa caminhada.

Marcos Sorrentino possui graduação em Biologia e Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação e pós doutorados no Departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo e no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, onde também foi pesquisador colaborador. Foi Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e assessor especial do Ministro da Educação, para a construção da política ambiental do MEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação ambiental, políticas públicas e planejamento de futuro na direção de sociedades sustentáveis. Participa, desde os anos anos 70, de entidades ambientalistas, de cidadania e de educação ambiental. Foi docente no Departamento de Educação na UNESP, campus de Assis e. desde 1988, no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, atualmente como professor livre-docente, coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário