quinta-feira, 7 de maio de 2015

Educar pela ciência -

Foto: André Pimentel*
Parque Perequê. Foto: André Pimentel 
"O nosso trabalho fala sobre o Parque Perequê, um lugar de lazer e calma, onde passa um rio com o nome Perequê, acessível para o público de todas as idades. Lá é uma unidade de conservação, onde pode haver contato humano, porém sem degradação ao Meio Ambiente. Têm varias trilhas e pontos muito bonitos onde passam o rio e muitas pessoas gostam de visitar o lugar. O Parque é cercado de mato onde há muitas espécies nativas de árvores e várias espécies de animais.
Foto: Elaine Rodrigues
Amanda e Heloisa, NEE Cubatão.
Foto: Elaine Rodrigues
Esses detalhes atraem muitos turistas e a população da nossa cidade mesmo. Mas tem muita gente que não gosta de fazer trilhas e prefere ficar próximo da entrada do parque. 
Nosso grupo está estudando o Parque com o objetivo de saber o quanto ele é importante para o sequestro de Carbono" (Amanda Meira, 17 anos e Heloísa Almeida, 18 anos).


Para desenvolver o trabalho sobre pontos de turismo alternativo em Cubatão, nos reunimos em grupos para discutir sobre os atrativos do município que iríamos utilizar em nosso trabalho, preenchendo formulários para cada um dos pontos turísticos, com isso descobrimos lugares que não sabíamos que existia em nossa cidade. Foi uma forma de conhecer nosso município em uma dinâmica.
Foto: Elaine Rodrigues
Vinicius e Shaieny, NEE Cubatão
Foto: Elaine Rodrigues
Na aula de hoje sistematizamos os questionários de identificação de atrativos, em seguida criamos uma tabela para catalogar os dados dos atrativos identificados. Foram identificados pelos alunos do Programa de Jovens um total de 49 atrativos, sendo 24 na categoria social, 11 culturais, 8 naturais, 4 históricos e 2 esportivos (Shaieny Souza, 18 anos e Vinicius Morais, 16 anos).

NEE Parelheiros.
Foto: Elaine Rodrigues
NEE Cajaar.
Foto: Elaine Rodrigues
 Com esse mesmo espírito investigativo, os alunos de Cajamar (à esquerda) e de Parelheiros (à direita) deram continuidade, durante esta semana, aos seus projetos científicos, sob orientação da pesquisadora Elaine Rodrigues. Parabéns a todos por superarem seus desafios e se tornarem sujeitos, protagonistas de sua própria história.








Nenhum comentário:

Postar um comentário