segunda-feira, 2 de março de 2015

Sistema de Gestão

Da criação à instalação do Conselho de Gestão da RBCV


No final da década de 1980, o movimento cívico que coletou 150 mil assinaturas pedia a proteção do Cinturão Verde que envolve a Região Metropolitana de São Paulo como Reserva da Biosfera. O Instituto Florestal desenvolveu a proposta técnica encaminhada à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) para subsidiar a Declaração do Cinturão Verde, que se deu em 9 de junho de 1994. Elaboraram a proposta técnica: Alceu Jonas Faria, Ciro Koiti Matsukuma, Dalmo Dippold Vilar, Dimas Antônio da Silva. Francisco Corrêa Serio, Giselda Durigan, Helio Ogawa, Isabel Fernandes de Aguiar Mattos, João Batista Baitello, José Carlos Molina Max, José Luiz Timoni, Lucilia Kotez, Márcio Rossi, Mauro Victor, Osmar Correia de Negreiros. Após a declaração da RBCV, foi criado o Comitê Transitório, com a finalidade de desenvolver o sistema de gestão para sua institucionalização. Integraram o Comitê Transitório: Adhemar Dizioli Fernandes, Darcy Brega Filho, Mauricio de Carvalho Amazonas, Ondalva Serrano, Renato Serra Filho, Sérgio Zaratin. O Sistema de Gestão da RBCV é constituído pelo Conselho de Gestão, Bureau e Secretaria- Executiva. Com a conclusão dos trabalhos do Comitê Transitório, a implementação efetiva da Reserva se deu com a notável atuação de seu Conselho de Gestão, a partir de 2005. Formado por 34 membros, uniformemente integrado por representantes governamentais e não governamentais, o Conselho de Gestão da RBCV foi presidido por: Sérgio Zaratin (2005-2008); Maria de Lourdes Ribeiro Gandra (2008-2011); Anita Correia de Souza Martins (2011-2012); e Yara Maria Chagas de Carvalho (2013-atual). 

  Saudosos companheiros da RBCV


Na solenidade comemorativa aos 20 anos da RBCV, foram prestadas homenagens e reconhecimento aos saudosos companheiros que contribuíram com a implementação do Cinturão Verde. Foram lembramos com orgulho e gratidão os amigos: Alejandro Blossfeld, Anselmo Gomiero, Antonio Carlos Alves de Oliveira (Tonhão), Antonio Carrolo, Ary Albano, Claus Floriano Trench de Freitas, Fernando Luiz Prandini, Francisco Antonio da Silva (Xiquinho), Joaquim de Britto Costa Neto, Paulo de Mello Bastos. Homenagem e reconhecimento especial a Vera Lucia da Silva Braga, por sua trajetória de lutas na liderança do movimento que pediu a proteção do Cinturão Verde que envolve a Região Metropolitana de São Paulo como Reserva da Biosfera.


O papel da Secretaria Executiva

Em 1991, o Instituto Florestal, elaborou a documentação científica que subsidiou a declaração da RBCV. A partir de sua declaração, em 1994, o Instituto Florestal assumiu a Coordenação Executiva da Reserva e realizou as gestões necessárias para a sua implementação. Enquanto o Conselho de Gestão e o Bureu definem a política geral e o plano de ações dessa Reserva, a Secretaria Executiva tem o papel de executá-los. Nesses 20 anos do Cinturão Verde, estiveram à frente da coordenação executiva: Mauro Antonio Moraes Victor (1994-1995); Marc Etienne Bertier d' Alleman de Montrigaud (1995-2001); Rodrigo Antonio Braga Moraes Victor (2001-2009); Kátia Mazzei (2009-2010); Luis Alberto Bucci (2010-2014); Elaine Rodrigues (2014- atual). Além do Instituto florestal destacaram-se para implementação das  ações da RBCV: Vanessa Cordeiro de Souza, Bely Clemente Camacho Pires e Francisco de Assis Honda. Apoiaram a Secretaria Executiva: Marilin Pereira e Maria dos Anjos.

Plano de Metas e Ações do Cinturão Verde


A RBCV se prepara para o enfrentamento dos desafios presentes e futuros relativos à gestão de sua complexa região. Foi concluído em junho o Planejamento de Metas e Ações para o período 2013-2015. Desenvolvido em três reuniões e contando com 20 participantes entre Conselheiros e Convidados, foram estruturados 6 grandes temas e 74 ações para o novo Plano de Metas e Ações da RBCV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário