segunda-feira, 23 de março de 2015

6ª Reunião Plenária do Conselho de Gestão da RBCV Gestão 2015/2016 - 17/3/2015



No dia 17 de março de 2015, foi realizada a 6ª Reunião Plenária do Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.

O drama vivenciado pelos pequenos produtores agrícolas do Alto Tietê foi o tema apresentado pela Federação de Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP). Destacou-se que a pequena produção agrícola da região consome somente 3% da disponibilidade hídrica da bacia e responde por 40% do abastecimento do CEAGESP. Em virtude da crise hídrica, o Decreto 61.117, de 6 de fevereiro de 2015, penaliza durante e de forma arbitrária, os pequenos produtores do Alto Tietê, comprometendo seu próprio sustento. O Conselho de Gestão reiterou a urgência no encaminhamento de Carta Aberta ao Governador do Estado de São Paulo, com o posicionamento da RBCV sobre a crise hídrica.


A importância dos ecossistemas na Serra Cantareira foi ressaltada sendo encaminhada a implementação de Grupo de Trabalho para criação do Mosaico de Áreas Protegidas da Cantareira.

Foi destaque na Reunião Plenária a implementação do Informativo da RBCV, como um veículo de comunicação institucional e de divulgação de informações sobre o Conselho de Gestão e as ações, planos e programas desenvolvidos no Cinturão Verde.

A RBCV foi convidada a atuar na elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica da cidade de São Paulo (PMMA), contribuindo com a construção de metodologia para incorporar o conceito de serviços ecossistêmicos. Diretamente associado ao PMMA, a Plenária debateu o tema "Florestas Urbanas e Desmatamento", enfocando os serviços ecossistêmicos proporcionados pelas árvores isoladas e pela vegetação nos quintais em um contexto urbano. 

No âmbito da construção da agenda de Ações Prioritárias da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, foi destaque o eixo de trabalho sobre áreas protegidas, incluindo o subtema prioritário "Serviços dos Ecossistemas", bem como as lacunas relativas a "parques urbanos" e "estímulo do Estado à criação de unidades de conservação municipais", evidenciando a convergência desta agenda com as ações do Cinturão Verde.

O Informativo da RBCV ganhou destaque durante a Plenária, se mostrando um veículo promissor e dinâmico para divulgar as ações e notícias que acontecem no Cinturão Verde.

Para fechar a reunião de forma bastante propositiva, a Fundação Florestal anunciou que dará início a estudos para criação de unidades de conservação. Esses estudos deverão ser elaborados em parceria com Instituto Florestal e a RBCV
Participaram da Reunião os conselheiros das seguintes entidades: 1) Fundação Florestal; 2) Coordenadoria de Planejamento e Licenciamento Ambiental CPLA/SMA; 3) Coordenadoria de Educação Ambiental CEA/SMA; 4) Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais – CBRN/SMA; 5) Reserva da Biosfera da Mata Atlântica; 6) Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano - EMPLASA; 7) Prefeitura Municipal de São Paulo; 8) Prefeitura Municipal de Embu das Artes; 9) Prefeitura Municipal de Embu-Guaçu; 10) Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE; 11) Federação de Agricultura do Estado de São Paulo – FAESP; 12) Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP; 13) Instituto Auá; 14) Centro Educacional Água Viva; 15) Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê; 16) Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista; 17) Instituto de Economia Agrícola; 18) Instituto Florestal; 19) Sérgio Zaratin; 20) Maria de Lourdes R. Gandra; 21) Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social.





Nenhum comentário:

Postar um comentário