segunda-feira, 2 de março de 2015

Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS)



O Cinturão Verde abraçou o tema "juventude e meio ambiente", implementando Programa de Jovens, Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS). Em 1993 foi criado o Comitê e o Grupo de Trabalho destinados a acompanhar o chamado «Programa Práticas Agroflorestais e Participação Juvenil em Zonas Periurbanas, o caso de São Paulo». Fizeram parte do Comitê que estruturou o PJMAIS: Mauro Antonio Moraes Victor, Marcos Sorrentino, Ondalva Serrano, Mário de Campos Oliveira. O Programa promove o desenvolvimento integral e a formação ecoprofissional de jovens residentes nas zonas de amortecimento das unidades de conservação do Cinturão Verde e para fomentar o chamado ecomercado de trabalho. Após quase 20 anos, foram implantados 20 centros de educação em mais de 15 municípios, que atenderam milhares de jovens, possibilitando ampla gama de atuação ecoprofissional. Participam no desenvolvimento de espaços para o exercício da cidadania da juventude e da conservação ambiental na RBCV: Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica-AHPCE/Instituto AuÁ e os Núcleos de Educação Ecoprofissional (NEEs) de Cajamar, Cubatão, Paraibuna, Paranapiacaba e Parelheiros.
Na cerimônia de comemoração aos 20 anos da RBCV, foram prestadas homenagens ao Comitê que estruturou o PJ-MAIS. O evento contou com a presença de educadores, coordenadores e alunos dos NEEs ativos (Cajamar, Cubatão, Paraibuna e Paranapiacaba).
Apresentação de música autorial de aluno 
do PJ-MAIS sobre o Programa durante 
o evento de 20 anos da Declaração da RBCV


Lançamento de Publicação: Desenvolvimento local nas mãos da juventude

Marcando as duas décadas do Cinturão Verde, foi lançada no evento em comemoração aos 20 anos de Declaração da RBCV a publicação «Desenvolvimento Local nas Mãos da Juventude: Guia do Programa de Jovens - Meio Ambiente e Integração Social» pelo Instituto AuÁ (AHPCE). A publicação revela em profundidade os resultados, a trajetória, a metodologia e a riqueza de experiências de jovens, educadores e coordenadores de Núcleos, nos 18 anos do Programa.

Para acessar o documento, entre em contato com ahpce@ahpce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário