sexta-feira, 27 de março de 2015

Serviços ecossistêmicos e o Plano Municipal de Mata Atlântica de São Paulo

A Mata Atlântica está presente em 3.410 municípios, onde vivem cerca de 120 milhões de pessoas. 

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, com
a salvaguarda da biodiversidade, da saúde humana, dos valores paisagísticos, estéticos e turísticos, do regime hídrico e da estabilidade social, foi publicada a Lei 11.428 de ​22 de dezembro de 2006 - a chamada Lei da Mata. 

Em seu artigo  38, a Lei instituiu o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica  (PMMA), que deve apontar ações e áreas prioritárias para a conservação e recuperação da Mata Atlântica, configurando-se como principal instrumento de proteção desses remanescentes  em âmbito municipal. 

O município de São Paulo está desenvolvendo seu PMMA sob coordenação da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), com o objetivo de apontar ações prioritárias e áreas para a conservação, manejo, fiscalização e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade da Mata Atlântica, a partir do mapeamento de remanescentes existentes na cidade de São Paulo. O PMMA é desenvolvido por meio de uma Comissão Especial criada no âmbito do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) integrada por representantes do poder público, da iniciativa privada, do terceiro setor e da sociedade civil. 

A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo - RBCV -  integra essa Comissão e está contribuindo com o PMMA a partir da abordagem de serviços ecossistêmicos, visando identificar quais benefícios são proporcionados pelas diversas estruturas de ecossistemas da cidade de São Paulo e onde esses benefícios estão ausentes.











O processo de elaboração do PMMA na cidade de São Paulo inova ao buscar compreender a percepção que as pessoas têm dos serviços proporcionados pelos ecossistemas e utilizar essas informações para construir diretrizes de planejamento.


A RBCV contribuindo com um novo pensar sobre os ambientes urbanos e periurbanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário