terça-feira, 3 de março de 2015

Ciência no Cinturão Verde

A Avaliação Ecossistêmica do Milênio – Millenium Ecosystem Assesment (MEA) foi conduzida em nível global com o objeto de subsidiar as decisões sobre o meio ambiente, entre 2000 e 2005. Sua aplicação na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV), a chamada Avaliação Subglobal (ASG), é uma das principais ações desta reserva da biosfera, a maior em contexto urbano entre as 621 reservas da Rede da UNESCO, com uma área que abrange 78 municípios.
A avaliação ecossistêmica do Cinturão Verde tem o objetivo de verificar os serviços ecossistêmicos que precisam ser protegidos e aqueles que devem ser recuperados. A importância da escala regional de diagnóstico é traduzida em uma riqueza ambiental que garante recursos vitais para 24 milhões de habitantes e promove uma economia que equivale a 18,4% do PIB do Brasil (dados de 2012). De igual relevância é sua originalidade como subsídio às políticas públicas, notadamente enquanto produto para a Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) e para o cumprimento do Plano de Ação Paulista de Biodiversidade e da Política Estadual de Mudanças Climáticas.
A correlação entre área de análise e temática de avaliação possibilita um processo inovador, materializado pela interação e integração entre 70 pesquisadores e 35 instituições. O resultado desse trabalho é um documento de referência para o Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, em especial neste momento crítico em que o colapso no oferecimento de serviços indispensáveis à vida coloca em questionamento as opções sobre o uso e a conservação dos ecossistemas que sustentam nossas metrópoles.
O SUMÁRIO EXECUTIVO é um documento de divulgação e comunicação do livro “Serviços Ecossistêmicos e Bem-Estar Humano na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo”, que foi publicado no segundo semestre de 2014. Disponível em versão digital no link: 

Versão Digital da Publicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário