sexta-feira, 27 de março de 2015

Do laboratório para o mundo: O PJ-MAIS na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia


O Programa de Jovens - Meio Ambiente Integração Social (PJ-MAIS) marcou presença na 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2015), que ocorreu de 17 a 19 de março, na Universidade de São Paulo.  A FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia. Seu objetivo é despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. A FEBRACE tem o apoio institucional do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), Ministério da Educação (MEC), CNPq, CAPES e UNESCO e o patrocínio da Intel Brasil, do Instituto Votorantim e da Petrobras. O público  de visitante durante a feira é estimado em 10 mil pessoas.


Entre  mais de 2100 projetos submetidos, foram selecionados para participar da mostra,  332 trabalhos desenvolvidos por 746 estudantes pré-universitários de 26 estados brasileiros. Estes projetos finalistas foram avaliados por pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento. O público visitante neste ano foi de cerca de 10 mil pessoas!

A jovem pesquisadora Bruna Rodrigues, aluna PJ-MAIS no Núcleo de Educação Ecoprofissional de Paraibuna, foi uma das finalistas da FEBRACE 2015, com o trabalho "Animacao - benefícios da interação animal".

O projeto da jovem Bruna vai ao encontro do Estatuto do Idoso e da proteção e direito dos animais, ao abordar a adoção de animais domésticos e o emprego destes para melhoria da qualidade de vida de idosos residentes em asilo, a partir dos benefícios proporcionados pelo afeto com o animal.

Para ampliar ainda mais as ações de popularização da ciência desenvolvidas no âmbito do PJ-MAIS, o Instituto Fauser, responsável pelo PJ-MAIS em Paraibuna com o apoio da Secretaria de Educação Municipal, promoveu a visita de 34 estudantes à FEBRACE, alunos da Escola Geraldo Martins (Bairro Espirito Santo) e da Escola Coronel Eduardo Cerqueira César (centro de Paraibuna).

A educação científica no PJ-MAIS, desde 2006, tem se mostrado um importante instrumento para popularizar a ciência e desenvolver a educação científica entre os estudantes pré-universitários. Por acreditar nesse instrumento, o Instituto Florestal , estabeleceu parceria com o CNPq para concessão de 20 bolsas institucionais para os estudantes pré-universitários e tem viabilizado a orientação desses estudantes e o desenvolvimento de seus projetos.

Parabéns à nossa jovem pesquisadora Bruna, ao Instituto Fauser e à equipe do Núcleo de Educação Ecoprofissional de Paraibuna, em especial à Larissa Nelli, Milena Antunes e Elaine Nogueira, responsáveis pelo projeto desenvolvido.

Que 2015 traga outros jovens científicas premiados para o PJ-MAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário