quarta-feira, 22 de abril de 2015

Cultura e Educação Ambiental são temas de Projetos de Ciências em Paraibuna


No dia 14 de abril, os orientadores Leni Lima e Paulo Muzio estiveram presentes no NEE Paraibuna (Instituto H&H Fauser) para mais um dia de trabalho junto aos bolsistas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.

Isabela está pesquisando as alternativas culturais da cidade de Paraibuna. Partiu da hipótese de que seu gênero musical preferido, o Rock, não era contemplado nos eventos locais. 

Para isso, levantou o calendário de eventos realizados desde 2005 pela Fundação Cultural "Benedicto Siqueira e Silva", entidade cultural sediada em Paraibuna destinada à pesquisa e à difusão artística. Nesta visita, a bolsista seguiu tabulando os dados sobre a programação de eventos e pesquisou o histórico e estrutura da Fundação Cultural, lendo seu estatuto e escrevendo redação sobre a entidade.

O bolsista Lucas desenvolveu junto ao NEE trabalho de educação ambiental no qual aborda a questão da poluição das águas em Paraibuna. Passou pela formação do Programa de Jovens - Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) e posteriormente foi contratado, no âmbito de um Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA), para realizar palestras em escolas da região. Nesse ínterim, desenvolveu materiais de apoio, como uma cartilha impressa de educação ambiental para as crianças, além de paródia musical e página em rede social. Neste momento, Lucas está sistematizando todo este processo. Já foram tabulados os dados dos questionários que aplicou junto às crianças que assistiram suas palestras. Na visita do dia 14, Lucas trabalhou a apresentação desses dados criando gráficos no Excel e exercitando a redação.

(Texto: Paulo A. Muzio) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário