"Nós produzimos nas bandejas para que as sementes tenham mais chance de germinar". "As bandejas são como berçário. Aqui elas tem um cuidado diferente, estão protegidas do sol, da chuva e de ataques de insetos". "Quando as mudas estão bastante enraizadas, nós fazemos o transplante para as hortas mandala". As palavras de Denise (17), Aliane (16) e Lorraine (15), são exemplos de que aprenderam a lição.
As adolescentes integram as duas turmas do PJ-MAIS de Parelheiros, em um total de 22 alunos.
Guilherme, Aliane, Denise e Tais são bolsistas de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq/IF. Mas todos os alunos do NEE participam dos projetos de ciências: "Da cor da terra"; "Palmito-juçara: uma espécie em extinção", "A floresta que temos e a floresta que queremos" e "Comer bem: produção agroecológica de hortaliças".
Os alunos da manhã realizaram plantios de mudas de palmito-juçara enquanto os alunos do período da tarde tiveram aula prática na estufa, manejando as mudas de pepino, coentro, cebolinha, alface, cenoura, beterraba e maxixe que germinaram das sementes que eles mesmos plantaram. As duas turmas tiveram aula sobre metodologia da pesquisa com a orientadora Elaine Rodrigues. Parabéns aos alunos, aos técnicos e a coordenação local pelo excelente trabalho conduzido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário