quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Trilha da Cachoeira - Núcleo Engordador

Parque Estadual da Cantareira

Apesar do nome estar no singular, a Trilha da Cachoeira possui três quedas d’água em seus três quilômetros de extensão: a Cachoeira do Tombo, a Cachoeira do Engordador e a Cachoeira do Véu. Localizada no Núcleo Engordador do Parque, essa trilha é autoguiada e inicia-se na área de piquenique superior em que, após 800 metros de caminhada por uma antiga estrada, ganha ares de trilha propriamente dito.
No trecho de caminhada até a Cachoeira do Tombo, chama a atenção a presença de samambaia-açu, bromélias, cedros, uma grande embaúba em que é preciso cerca de seis pessoas para abraçar a base de seu tronco.
À esquerda da trilha, a vista da Represa do Engordador completa a paisagem. Para os amantes da fauna, a presença de preguiças, macacos-sauá, bugios e aves como picharros, sabiás e tiês-pretos é constante.
Das três cachoeiras, a do Engordador com seus 18 metros é a mais alta. As demais possuem aproximadamente 10 metros. A Trilha da Cachoeira é circular, tem três quilômetros e termina na portaria do Núcleo.


Ficha Técnica

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo EngordadorLocalização: Município de São PauloEndereço: Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 19.100
Distância: 10 km da Praça da Sé
Acesso: Rod. Fernão Dias, Km 79 – sentido SP/BH.
Entrar na alça de acesso para a av. Cel. Fagundes, sentido
Mairiporã – próximo à Pedreira Itacema
Extensão: 3 km (circular) (ida e volta)
Perfil altitudinal: 844m → 895m
Percurso: 1 hora e 30 minutos
Piso da Trilha: terra, cascalho
Características ambientais: Floresta atlântica de planalto

Trilha: 
autoguiada, nos finais de semana, e monitorada de 3ª.a 6ª (exceto feriados), período letivo escolar. Pré-agendamento no início do semestre.
Como agendar: pec.engordador@fflorestal.sp.gov.brFone: (11) 2995-3254
E-mail: monitores.cantareira@gmail.com
Horário da trilha: das 08h30 às 15h30
Horário da Parque: das 08h00 às 17h00
Horário ao público: das 08h30 às 16h15
Município: São Paulo Endereço: : Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 19.100Acesso: Rod. Fernão Dias, km 79 – sentido SP/MG. Entrar na alça de acesso para a Av. Cel. Sezefredo Fagundes, sentido Mairiporã – próximo à pedreira Itacema.Fone:(11) 2995-3254 E-mail: pec.engordador@fflorestal.sp.gov.brSite: Parque Estadual da CantareiraHorário da trilha: das 08h30 às 15h30





Nenhum comentário:

Postar um comentário