terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Rotas do Cambuci

"Tão raro e exclusivo como a biodiversidade brasileira, o Cambuci é fruta símbolo da Mata Atlântica, unindo cultura, gastronomia, turismo e uma nova economia, que mantém a floresta em pé!"

O que é
A Rota do Cambuci chegou em sua 7ª edição em 2015, comemorando o sucesso de uma iniciativa que combina festivais gastronômicos, um arranjo produtivo sustentável, roteiros turísticos e uma rede de pesquisadores. A Rota é um empreendimento do Instituto Auá em parceria com uma dezena de municípios – São Paulo, Rio Grande da Serra, Santo André, Mogi das Cruzes, São Lourenço da Serra, Salesópolis, Paraibuna, Ribeirão Pires, Bertioga e Caraguatatuba – e representa uma grande oportunidade para o resgate da cultura em torno do fruto nativo, a produção agroecológica e o comércio justo.


Objetivo
Resgatar o cultivo e o consumo do Cambuci, fruto nativo da Mata Atlântica, como estratégia de conservação das matas e geração de renda para os produtores da região da Serra do Mar Paulista é o grande objetivo da Rota Gastronômica. Para isso, são realizados festivais associados a atividades culturais, turísticas e de lazer nas cidades. Além disso, a Rota promove a organização dos produtores e diversificação de cultivos com geração de renda. Os mesmos parceiros participam também de um Roteiro Turístico que trabalha de forma integrada o potencial dos atrativos locais relacionados ao Cambuci.
Público
Agricultores familiares do entorno da Serra do Mar, municípios integrantes da Rota do Cambuci, população paulista em geral.
Resultados
A Rota do Cambuci vem fomentando o cultivo agroecológico, o respeito à identidade local e a valorização cultural. Além disso, o fruto já conquista mercados diferenciados, a exemplo de estabelecimentos paulistanos e receitas desenvolvidas por chefs renomados à base Cambuci, com crescente reconhecimento de seu valor para a saúde e o meio ambiente pela sociedade.
A Rota também inseriu-se recentemente no Plano de Ação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV).
Fonte: Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental


Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário