quinta-feira, 19 de novembro de 2015

13ª Reunião do Bureau do Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo

A 13ª Reunião do Bureau do Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (CG-RBCV) aconteceu no dia 12 de novembro de 2015, com inicio ás 14:30 e término por volta das 17:15 com a presença dos conselheiros e observadores constantes. A reunião ocorreu na Casa das Reservas da Biosfera. Localizada no Parque Estadual Alberto Loefgreen.
Foram discutidos e encaminhados os seguintes temas:





1 – Aprovação da Memória da 12ª Reunião por unanimidade.

2 – GT – Recursos Hídricos: informes e deliberações sobre o Grupo de Trabalho formado para realização de evento sobre recursos hídricos, que ocorrerá em 2016.

A formatação do referido evento ainda está em discussão, porém foi definido que o foco temático será Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais, com sugestão de uma palestra inicial sobre o tema para nivelamento do conhecimento entre os participantes, em seguida um mesa de debates formada por representantes dos municípios e sociedade civil com a apresentação de casos ou experiências desses órgãos na gestão de recursos hídricos em seu território. Para a segunda parte do evento está sendo programado um work shop, visando a sistematização deinformações relativas aos recursos hídricos por região / município.

3 – Carta ao Governo do Estado / Crise Hídrica:

Está sendo elaborado um documento para envio ao Governador do Estado, visando principalmente o reconhecimento do recorte geográfico da RBCV no planejamento das políticas públicas estaduais e solicitação para participação da RBCV em fóruns existentes relacionados à gestão ambiental ou políticas ambientais de seu território

4 – Definição da Pauta da 8ª Reunião Plenaria do Conselho de Gestão da RBCV a ser realizada em 17/12/2015

5 – Plano de ação da RBCV: também foram realizados informes e encaminhamentos referentes ao andamento das ações contidas no referido plano, sob responsabilidade dos conselheiros e colaboradores da RBCV.

6 – Palestra inicial da 8ª Plenária: Ficou decidido que, pela complexidade do tema, a necessidade de uma segunda palestra de contraponto, e a extensão da Pauta programada para esta reunião, o tema APA Livre de Transgênicos ficará transferida para o próximo ano, em substituição teremos uma palestra sobre Mosaicos de Unidade de Conservação, com duração máxima de 40 minutos a ser proferida pela Sra. Heloisa Dias, representante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

7 – Participação da RBCV no Congresso Mundial de Reservas da Biosfera: Congresso Mundial de Reservas da Biosfera, que acontecerá em Lima, Peru, de 14 a 17 de março de 2016. O Congresso tratará de questões relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, incluindo a educação para o desenvolvimento sustentável, a viabilidade econômica dos sistemas de conservação da natureza, a biodiversidade e a proteção e o uso sustentável dos recursos naturais.

8. – Informe sobre a situação atual da edição do Livro sobre Serviços Ecossistêmicos da RBCV;

9 - A aluna Bruna estudante de Jornalismo da USP, apresentou o tema do seu Trabalho de Conclusão do Curso - TCC, que consiste na proposta de desenvolver um vídeo documentário sobre a RBCV, com foco em Serviços Ecossistêmicos. A RBCV prestará apoio na orientação do trabalho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário