sexta-feira, 15 de julho de 2016

Educação Ambiental na Gestão Socioambiental em Áreas Protegidas


O evento é uma iniciativa da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) da Secretária do Meio Ambiente de São Paulo em parceria com o Instituto Florestal e Fundação Florestal. Com a temática “A educação ambiental na gestão socioambiental das áreas protegidas”, o objetivo do encontro foi promover o diálogo e a reflexão, fundamentados nos princípios da educação ambiental, sobre as políticas relacionadas com a gestão territorial, conservação e desenvolvimento socioambiental no âmbito das áreas protegidas.

O encontro teve a presença do Sr. Paulo Russo, analista ambiental do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que abordou aspectos relevantes de sua experiência com as diferentes ações e atividades do ICMBIO para criar, implementar e gerir as Unidades de Conservação e os Centros de Pesquisa e Conservação Federais de forma integrada com a sociedade no contexto nacional, estadual e regional.






Aconteceu também o lançamento da publicação “Contribuição dos Conselhos Gestores à Proteção das Unidades de Conservação: um guia prático para atuação a partir da fiscalização ambiental preventiva”, elaborada pela Coordenadoria de Fiscalização (CFA) com o apoio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), da Fundação Florestal e do Instituto Florestal. Esta publicação é fruto da ação integrada "Formação Socioambiental" que tem subsidiado reflexões, debates e ações no campo da gestão pública do meio ambiente, da educação ambiental e, mais especialmente, da fiscalização como uma das estratégias de proteção ambiental.






Após as exposições foi aberto para perguntas que trouxeram grandes reflexões. No período da tarde, em continuidade aos trabalhos, os participantes se dirigiram à Casa das Reservas da Biosfera, no Instituto Florestal, onde ocorreu a “Oficina de Cenários”, com o objetivo do compartilhamento de experiências, e de prospecções para o fortalecimento da educação ambiental voltada à gestão socioambiental das áreas protegidas. 









A oficina contou com a participação, aproximadamente, de setenta pessoas. Os resultados dos trabalhos serão posteriormente disponibilizados pela CEA da Secretária do Meio Ambiente de São Paulo, coordenadora do evento.
A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde acompanhou o desenvolvimento dos trabalhos por meio da estudante de pedagogia, estagiaria Ingrid Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário