sexta-feira, 15 de julho de 2016

Educação Ambiental na Gestão Socioambiental em Áreas Protegidas


O evento é uma iniciativa da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) da Secretária do Meio Ambiente de São Paulo em parceria com o Instituto Florestal e Fundação Florestal. Com a temática “A educação ambiental na gestão socioambiental das áreas protegidas”, o objetivo do encontro foi promover o diálogo e a reflexão, fundamentados nos princípios da educação ambiental, sobre as políticas relacionadas com a gestão territorial, conservação e desenvolvimento socioambiental no âmbito das áreas protegidas.

O encontro teve a presença do Sr. Paulo Russo, analista ambiental do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que abordou aspectos relevantes de sua experiência com as diferentes ações e atividades do ICMBIO para criar, implementar e gerir as Unidades de Conservação e os Centros de Pesquisa e Conservação Federais de forma integrada com a sociedade no contexto nacional, estadual e regional.






Aconteceu também o lançamento da publicação “Contribuição dos Conselhos Gestores à Proteção das Unidades de Conservação: um guia prático para atuação a partir da fiscalização ambiental preventiva”, elaborada pela Coordenadoria de Fiscalização (CFA) com o apoio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), da Fundação Florestal e do Instituto Florestal. Esta publicação é fruto da ação integrada "Formação Socioambiental" que tem subsidiado reflexões, debates e ações no campo da gestão pública do meio ambiente, da educação ambiental e, mais especialmente, da fiscalização como uma das estratégias de proteção ambiental.






Após as exposições foi aberto para perguntas que trouxeram grandes reflexões. No período da tarde, em continuidade aos trabalhos, os participantes se dirigiram à Casa das Reservas da Biosfera, no Instituto Florestal, onde ocorreu a “Oficina de Cenários”, com o objetivo do compartilhamento de experiências, e de prospecções para o fortalecimento da educação ambiental voltada à gestão socioambiental das áreas protegidas. 









A oficina contou com a participação, aproximadamente, de setenta pessoas. Os resultados dos trabalhos serão posteriormente disponibilizados pela CEA da Secretária do Meio Ambiente de São Paulo, coordenadora do evento.
A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde acompanhou o desenvolvimento dos trabalhos por meio da estudante de pedagogia, estagiaria Ingrid Gonçalves.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

RBCV convida a todos!

Convidamos a todos para o evento de lançamento do Projeto Ativos Ambientais/Plano de Gestão Territorial Sustentável e Guia de Boas Práticas Ambientais na Mineração de Calcário em Áreas Cársticas, fruto de anos de trabalho de uma equipe multidisciplinar. 
O evento será na CESTESB, em São Paulo SP, dia 10 de Agosto, as 13h30.
É necessária a confirmação de presença - até dia 04/08 pelo e-mail eventoparceriasustentavel@artevento.com.br

Vamos apoiar e prestigiar a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica onde estamos inseridos.





quarta-feira, 13 de julho de 2016

17ª Reunião do Bureau do Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo





Aconteceu no dia 12 de julho de 2016 a 17ª Reunião do Bureau do Conselho de Gestão da RBCV. A reunião ocorreu na Casa das Reservas da Biosfera e contou com a presença dos conselheiros, Yara M. Chagas de Carvalho (Comunidade Científica e Presidente do Conselho de Gestão da RBCV), Fabiana Coelho (EMPLASA), Natasha F. C. Bagdonas (CPLA/SMA), Claudia Avanzi (Fundação Florestal) e Ricardo Sato (FAESP) e as integrantes da Coordenação Executiva, Malu Gandra (IF/coordenadora), Marinez Valentin (coordenação executiva) e Ingrid Gonçalves (coordenação executiva)
 

Pauta/resumo dos encaminhamentos:

1. Reunião preparatória para encontro entre RBCV e Coordenadoria de Recursos Hídricos sobre ao Carta ao Governador.

 
Foi decidido que tal assunto será encaminhado ao GT Água.


2. Programa de Jovens – PJ Mais e Aldeia Educativa. Pontos de discussão.

Reflexões sobre a reunião entre RBCV e a Aldeia Educadora foram apresentados por Malu Gandra. Dessa reunião o grande destaque foi o planejamento de uma oficina entre RBCV, IF, e Instituto ÁUA para definição de compromissos e proposições.
 

3. Reativação dos GTs do Conselho de Gestão: composição e agendamento de reuniões. GTs: Água, Normativo, e Plano de Ação RBCV/Lima. 

A dificuldade em reunir tais grupos foi citada e a iniciativa tomada foi a de dar andamento a revitalização dos GT's, especialmente Normativo e Água.


4. Estratégia de identificação de Fontes de Financiamento para projetos da RBCV: Coordenação Executiva e conselheiros interessados.
 
A Coordenação Executiva irá mobilizar os conselheiros para indicação de editais que apresentem potenciais fontes de financiamento ás ações da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. E tais informações serão serão disponibilizadas neste blog. Aguardem!
 

5. Retomar visita de representantes da RBCV à Emplasa:  Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo - PDUI-RMSP
 
Visando o estabelecimento de parceria entre RBCV e EMPLASA, a Presidência do Conselho de Gestão encaminhará oficio a EMPLASA para agendamento de reunião. 




Informes

  • 10ª Reunião Plenária Comemorativa dos 22 anos da RBCVSP Reunião da Rede Brasileira das Reservas - Revitalização da RB Pantanal. Cuiabá/MG

  • Agricultura Urbana - Projeto IF e Universidade de Laval/Canadá. Visita a São Bernardo do Campo


  • RBCV integra a Comissão Especial para Elaboração e Acompanhamento do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica - PMMA
 

segunda-feira, 4 de julho de 2016

RBCV integra a Comissão Especial para Elaboração e Acompanhamento do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica - PMMA.

Noticia da conselheira Anita Martins representante da Prefeitura de São Paulo no Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo


Acesse o link para obter a página do Diário Oficial.

Clique AQUI



sexta-feira, 1 de julho de 2016

Workshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas


O Workshop ocorreu entre os dias 10 e 12 de maio, teve o objetivo de contribuir para o intercâmbio, discussões conceituais, embasamento legal e proposição de diretrizes, visando ampliar os avanços dos Mosaicos de Áreas Protegidas na conservação da natureza e promoção do desenvolvimento sustentável, além de traçar estratégicas para atuação conjunta do poder público e da sociedade civil.
O evento contou com a presença de 130 pessoas, incluindo: representantes de Mosaicos, servidores do ICMBio, DAP/SBF/MMA, servidores de vários órgãos estaduais (Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, entre outros), Universidades e representantes do IEB, IBASE, UFRJ, GIZ, FVA.

Foram apresentadas as atividades de alguns Mosaicos e os processos de gestão, por meio de seus conselhos e ações.





Imagens dos momentos do evento, com a participação intensiva da conselheira do CGRBCV, Heloísa Dias, representante da Rede Mosaicos de Áreas Protegidas – REMAP e integrante da Comissão de organização do evento.




Nos dias 11 e 12, o número de participantes se reduziu para uma média de 90 participantes, concentrando às atividades em grupos e ao final nos encaminhamentos para o fortalecimento da Rede de Mosaicos.
Além dos Mosaicos reconhecidos, o Mosaico do Meio e o Mosaico Veadeiros, (que além de participarem por meios próprios, o que denota o interesse em sua estruturação), trouxeram muitas contribuições.
O evento buscou aprovar uma agenda 2016/2017, para integrar ações da sociedade civil e dos governos: federal, estaduais e municipais envolvidos com a formação de mosaicos.
O evento também proporcionou um intercâmbio internacional com a participação da Gaia Amazonas, instituição colombiana que atua na região amazônica.



As propostas do referido evento serão sistematizadas pela Comissão Organizadora e encaminhada aos participantes, que, até essa data não nos foi disponibilizada.