sexta-feira, 29 de abril de 2016

9ª Reunião Plenária do Conselho de Gestão da RBCV





A 9ª Reunião Plenária do Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (CG-RBCV) aconteceu no dia 12 de abril de 2016, com inicio às 9:30 contou com a presença de conselheiros e observadores. A reunião ocorreu na Casa das Reservas, localizada no Parque Estadual Alberto Loefgreen, Horto Florestal. A pauta foi composta dos seguintes temas:

  • Palestra: Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado - Região Metropolitana de São Paulo 

A palestra foi apresentada por Fabiana Pereira Coelho, conselheira representante da Emplasa no CGRBCV. Destacamos alguns tópicos de sua exposição: Estrutura do Conselho de Desenvolvimento da RMSP para fins de elaboração do PDUI-SP; Linha do tempo do PDUI-RMSP; Plataforma digital e as atividades do GT.





Após a apresentação abriu-se para observações dos conselheiros. O Conselheiro Sergio Zaratin destacou questões críticas aos processos históricos de planejamento metropolitano e o conselheiro Rodrigo Victor parabenizou a ação envolvida e destacou a importância da EMPLASA no Conselho de Gestão da RBCV, de modo a internalizar os conceitos da RBCV nos planos e ações desenvolvidas nas diversas esferas governamentais e de políticas públicas de planejamento territorial. O tema permitiu troca de reflexões entre os conselheiros. 

  • Aprovação da memória da 8ª Reunião Plenária.
A memoria foi pré-aprovada desde que sejam feitos ainda algumas ajustes.


  • 4º Congresso Mundial de Reservas da Biosfera em Lima/Peru
A apresentação foi feita por Malu Gandra, coordenadora da RBCV que apresentou um resumo do 4º Congresso, em power point, principais temas e o lançamento do Plano de Ação de Lima, objetivo do evento. 


  • Aprovação da proposta de encaminhamento do trabalho da Oficina de Mosaicos
No contexto do GT Áreas Protegidas será realizada a Oficina Mosaicos, que tratará nesse momento especificamente do Mosaico Cantareira. E, considerando a realização do evento em Brasília, o Workshop Nacional de Mosaico de Áreas Protegidas, a ser realizado de 10 a 12 de maio, a data da referida oficina será definida posteriormente, uma vez que trará contribuições à organização da oficina.





  • Proposta de “Oficina de Priorização de Ações da RBCV – Plano de Ação da RBCV considerando o Plano de Ação de Lima para as Reservas de Biosfera 2016 –2025. 
Tendo em vista o Plano de Ação de Lima, lançado no 4º Congresso Mundial de Reservas da Biosfera em Lima/Peru em março de 2016, foi identificada a oportunidade para a revitalização do Plano de Ação da RBCV. Assim foi aprovada organização de GT para tal finalidade.
Integram o GT Plano de Ação: Yara M. Chagas de Carvalho (Presidente do CGRBCVSP), Luis Alberto Bucci (RBMA), Rodrigo Mauro Victor (FF e CONSEMA), Elaine Aparecida Rodrigues (IF), Natasha F.C. Bagdonas(CPLA/SMA), Fabiana Pereira Coelho (Emplasa).




  • Proposta de incentivo à participação das instituições conselheiras do CGRBCV na composição das pautas das Reuniões Plenárias e no desenvolvimento das ações do Plano de Ação da RBCV 
Foi dada enfase à importância da participação dos membros conselheiros na participação em indicações de itens de pauta, bem como no desenvolvimento do Plano de Ação da RBCVSP.
Uma das decisões tomadas nesse item foi que alguns membros do conselho estarão contribuindo com material informativo, com periodicidade programada, a ser publicado no blog da RBCV. A Coordenação Executiva contribuirá na gestão desse processo.





INFORMES

- 4º Congresso Mundial de Reservas de Biosfera – Lima/Peru - Apresentação
- Encaminhamento da Carta ao Governador
- Situação de projeto de criação da UC´s Riacho Grande , Billings e Guarapiranga.
- Workshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas, no período de 10 a 12 de maio de 2016, no auditório do ICMBio , Brasília.

A reunião se encerrou às 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário