quarta-feira, 27 de abril de 2016

4º Congresso Mundial das Reservas da Biosfera – Lima/Peru

4º Congresso Mundial das Reservas da Biosfera – Lima/Peru

14 a 17 de março de 2016

Iniciativa do Ministério do Meio Ambiente do Peru (Minam), Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp), e o Programa O Homem e a Biosfera (MAB) da UNESCO.

Reuniu mais de 120 países, 1300 pessoas e 130 Reservas da Biosfera da Rede Mundial.










O 4WCBR envolveu Comités Nacionais de Programa MAB da UNESCO e especialistas diretamente envolvidos na aplicação prática da Reservas da biosfera, incluindo: representantes de governos, gestores das reservas da biosfera, agentes locais, das comunidades, representantes das agências da ONU, ONGs, instituições acadêmicas e parceiros, organizações e instituições de todo o mundo, motivando a todos a trabalhar com o MAB Programa e da Rede Mundial de Reservas da Biosfera.

O 4WCBR proporcionou uma oportunidade significativa para as comunidades MAB e parceiros, especialmente às Reservas da Biosfera, para examinar o seu progresso, realizações e desafios desde a Conferência de Sevilha em 1995 e Madri, Congresso em 2008, e para iniciar novos planos de ação no contexto da Metas de Desenvolvimento Sustentável (DPSs) e do Desenvolvimento Sustentável 2030 Agenda. 

As Reservas de Biosfera são locais prioritários para conservação da biodiversidade e essas pessoas, delegados, gestores, lideranças estavam presentes, reforçando a importância de sua atuação no cenário mundial de proteção da biodiversidade e das culturas locais.

Entre as principais questões para discussão:

- a biodiversidade;
- a diversidade cultural;
- as alterações climáticas;
- o uso sustentável dos recursos naturais, ecológicos, restauração;
- educação para o desenvolvimento sustentável e 
- engajamento dos jovens.

O Congresso tratou de questões relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, incluindo

- A educação para o desenvolvimento sustentável;
A viabilidade econômica dos sistemas de conservação da natureza e; 
A biodiversidade e a proteção e o uso sustentável dos recursos naturais.

 O objetivo do Congresso foi de revisar a implementação do Plano de Ação de Madri para as Reservas da Biosfera (2008-2013), a Estratégia de Sevilha e o Marco de Ação Estatutário de 1995, compartilhando as lições aprendidas e os novos desafios enfrentados pela Rede Mundial de Reservas da Biosfera, coletando contribuições ao Plano de Ação de Lima (PAL) para as Reservas da Biosfera para o período 2016-2025.

O documento PAL visa impulsionar as RBs enquanto espaços para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável de 2030 e para a luta contra as alterações climáticas.

O documento, adotado na presença de mais de 1.300 delegados de 120 países, exortou ao fortalecimento dos modelos de desenvolvimento sustentável dentro das reservas da biosfera, "incluindo soluções que protejam e promovam os conhecimentos dos povos indígenas". A declaração convidou os participantes do congresso a usar estas reservas como locais prioritários para a conservação da biodiversidade e dos seus ecossistemas, assim como para acompanhar as consequências das alterações climáticas, incluindo a sua mitigação e adaptação. O plano motiva a empreender estratégias de conservação das reservas da biosfera em conjunto com as comunidades locais, científicas, juvenis, e nativas, e também com o setor privado. O Plano de Ação de Lima impulsiona esses espaços como motor para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável de 2030 e para a luta contra as alterações climáticas.




A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde esteve presente, representada por Elaine Rodrigues, Instituto Florestal e Maria de Lourdes Ribeiro Gandra, coordenadora da RBCV.


O Painel da RBCV esteve exposto permitindo a troca de informações e experiências.





O painel institucional suscitou muito interesse aos participantes do Congresso, dada a peculiaridade do território da RBCVSP em contexto metropolitano.


Para conferir o Plano de Ação de Lima (2016-2025), em versão em espanhol,  completo clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário