segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Nível de água do Sistema Cantareira mantém elevação no início de 2016

O nível de água do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento da população da região metropolitana de São Paulo, se manteve em elevação no início de 2016.

A reserva técnica começou a ser bombeada há mais de 19 meses, em maio de 2014. Na época, ainda havia água no volume útil. Em julho, porém, o sistema passou a operar somente com o volume morto.

Especialistas, no entanto, alertam que a Cantareira ainda segue em crise porque não se recuperou totalmente. A Sabesp também informou que não descarta voltar a usar a reserva técnica no próximo período seco, com a chegada do inverno.

O fim da dependência da reserva técnica ocorreu antes do previsto pela Sabesp. A expectativa era de uso até o fim do verão, com probabilidade de 98% de o Cantareira sair do volume morto até abril. A chuva acima da média nos últimos meses acelerou o processo e as represas acumularam mais água por causa da precipitação intensa e entrada de água no manancial.

 A seguir imagens da Cantareira durante a crise hídrica e depois da forte onda de chuva:

Represa do Sistema Cantareira em agosto de 2015                                                 



Represa do Jaguari, em Jacareí, interior de São Paulo, faz parte do Sistema Cantareira, que saiu do volume morto no dia 30/12/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário